Você sabia que o planejamento financeiro é a melhor forma de garantir um futuro melhor para a sua família? Ele permite que você esteja sempre com as contas em dia, garanta bons estudos para os seus filhos e até mesmo que você duplique o seu patrimônio em alguns anos.
Quer saber como garantir a segurança e a estabilidade financeira da sua família em momentos de imprevistos? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conferir 5 dicas de como oferecer uma vida mais tranquila e feliz a quem você tanto ama.
5 dicas de planejamento financeiro para garantir o futuro da família
De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o percentual de famílias endividadas no Brasil superou os 66% em janeiro de 2021.
É claro que a pandemia da COVID-19 e a alta do desemprego gerada por ela contribuíram para esse número tão alarmante. No entanto, se o planejamento financeiro fizesse parte da cultura dos brasileiros, certamente esse percentual de inadimplência seria muito menor.
A seguir você vai conferir 5 atitudes que vão te ajudar a equilibrar as contas e garantir segurança financeira para superar qualquer crise!
1. Faça um controle financeiro
A primeira estratégia que deve ser colocada em prática para evitar se endividar em momentos de crise é conhecer melhor as suas finanças.
Ela é representada por tudo o que você recebe em um mês e todas as contas que você tem a pagar, incluindo as despesas fixas (aluguel, condomínio, IPTU, escola, IPVA, plano de saúde) e despesas variáveis (água, energia elétrica, mercado, combustível, cartões de crédito etc).
Seja em um aplicativo de celular, planilha eletrônica ou caderno, anote todas as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) do mês. Assim, você saberá para onde está escoando seu dinheiro e se há alguma possibilidade de cortar gastos para economizar.
2. Invista suas economias em renda fixa
Depois de compreender para onde o seu dinheiro vai e cortar alguns gastos supérfluos, está na hora de fazer o dinheiro economizado render. Para isso, invista em ativos seguros, com foco no longo prazo. Entre as melhores opções, estão os títulos do tesouro direto e o CDB (Certificado de Depósito Bancário) .
3. Estabeleça metas e estratégias
Um planejamento financeiro eficiente é aquele que estabelece metas e estratégias para alcançar os objetivos sem endividamento. Para tal, seguir algumas etapas à risca se faz necessário:
- Liste os objetivos: pode ser a compra da casa própria, a viagem dos sonhos ou o pagamento da mensalidade da faculdade do filho;
- Estabeleça prazos para cada objetivo: a viagem em 6 meses, a compra da casa em 10 anos (exemplos). A faculdade de acordo com o nível escolar do herdeiro;
- Valor: estabeleça um valor a ser investido em cada um dos objetivos, de acordo com o tempo e a complexidade.
4. Tenha uma renda extra
Outra forma de garantir o futuro da família é ter mais de uma fonte de renda. Você pode colocar as suas habilidades culinárias em prática e vender doces gourmet, dar aulas particulares no tempo livre ou até mesmo fazer horas extraordinárias no trabalho.
Com o valor extra obtido, dá para sair do vermelho, equilibrar as contas e ainda aplicar em investimentos seguros.
5. Faça um seguro de vida
Muita gente não sabe, mas o seguro de vida faz parte de um bom planejamento financeiro. Afinal, o produto garante a estabilidade financeira da família em caso de falecimento do titular ou caso ele sofra com alguma condição de saúde que o impeça de trabalhar.
O seguro de vida garante o pagamento de uma indenização ao contratante, seus beneficiários ou dependentes caso aconteça algum dos sinistros previstos na apólice.
O seguro de vida cobre morte por qualquer motivo, mas oferece outras proteções importantes para você e a sua família, tais como:
- Invalidez total ou parcial por acidente;
- Invalidez funcional por doença;
- Indenização em caso de doenças graves;
- Cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas por acidente;
- Assistência funeral entre outras.
Conforme você pode perceber, várias são as coberturas que podem constar em uma apólice de seguro de vida. Para saber quais são as que atendem às suas necessidades, bem como as de toda a família, o ideal é contar com uma boa corretora de seguros, como a ZL Brasil Seguros.
Há mais de 10 anos no mercado, oferecemos produtos personalizados aos nossos clientes e um atendimento de excelência. Conosco, você tem assessoria completa, da escolha e contratação do seguro até o acionamento dele, caso seja necessário.
E para tornar a sua experiência conosco mais completa, não deixe de aprofundar seus conhecimentos sobre planejamento financeiro baixando gratuitamente o nosso material “Segurança financeira: o manual para garantir o futuro da família em qualquer momento.”
Veja também:
Covid-19: Seguro de vida cobre falecimento?