Pensar sobre a possível perda de um ente querido é algo que ninguém gosta, mas a verdade é que o tema precisa ser discutido e principalmente planejado. Afinal, quando não é feita uma reserva financeira para cobrir os custos de funeral, o momento do luto pode se tornar ainda mais difícil.
Algumas famílias até se planejam contratando um plano funerário e não há mal nenhum nisso. Porém, o único produto que protege de verdade o patrimônio financeiro do titular e garante estabilidade financeira da família após a sua partida é o seguro de vida. No artigo a seguir você vai descobrir os porquês.
Custos de funeral: conheça os serviços envolvidos no procedimento
Recentemente criamos um artigo que detalha minuciosamente os custos de um funeral, clique aqui para ler a matéria na íntegra. Nele, explicamos que os valores dos serviços prestados em um sepultamento ou cremação podem variar bastante, de acordo com o município brasileiro e as preferências dos familiares.
No entanto, uma tabela referencial de valores divulgada anualmente pela ABREDIF (Associação Brasileira de Empresas Funerárias, Crematórios e Administradoras de Planos Funerários), oferece uma base dos custos de funeral no país. De acordo com a entidade, um funeral básico em cemitério público custa, em média, R$ 3.000 e compreende os seguintes serviços:
- Preparação do corpo (tanatopraxia);
- Translado;
- Caixão ou urna;
- Aluguel da sala do velório;
- Decoração;
- Sepultamento ou cremação.
Para casos excepcionais que necessitam de translado entre países e exumação, taxas são cobradas à parte. Agora, caso o funeral seja feito em cemitério particular, há ainda o gastos com taxas administrativas e de manutenção.
Coberturas de seguro de vida que cobrem custos de funeral
Além da cobertura básica que oferece aos beneficiários da apólice uma indenização financeira em casos de morte do titular, o seguro de vida também oferece proteções adicionais que amparam as famílias nesse momento tão delicado.
Esse amparo pode ser adquirido através da inclusão das coberturas auxílio funeral ou assistência funeral na apólice de seguro. Embora tenham nomes parecidos, tratam-se de duas coberturas diferentes.
Auxílio funeral
Essa é uma cobertura que cobre os custos de funeral, mas por reembolso. Ou seja, a família fica responsável por resolver toda a burocracia envolvida no procedimento, como trâmites em cartório, escolher a empresa funerária responsável pelo tratamento do corpo, venda da urna, aluguel de capela entre outros serviços.
Para ter direito ao reembolso, os dependentes devem apresentar as notas fiscais e recibos referentes ao funeral do segurado à seguradora. Vale a pena ressaltar que o valor do reembolso é limitado ao capital estipulado na apólice de seguro.
Assistência funeral
Já a assistência funeral traz mais tranquilidade para a família, pois nesse caso a seguradora se encarrega de todos os trâmites referentes ao funeral do segurado. Da escolha dos prestadores de serviços que irão fornecer a urna, a decoração da sala ao aluguel de jazigo caso a família não possua, tudo é feito pela seguradora.
É claro que toda essa escolha respeita as preferências indicadas no contrato e se limita ao capital segurado na apólice. De qualquer forma, essa é a cobertura ideal para todos aqueles que desejam mais segurança e tranquilidade em um momento de tamanha tristeza.
Qual cobertura escolher?
Conforme mencionamos anteriormente, o seguro de vida protege o patrimônio do segurado e garante estabilidade financeira à família no caso de sua morte. Isso porque além de cobrir custos de funeral, o produto ainda garante uma indenização aos seus beneficiários até que eles se estabeleçam e consigam cumprir com as obrigações financeiras da casa sem a ajuda do provedor.
Contudo, como você pode perceber, há duas formas de garantir mais tranquilidade em um momento tão difícil. A escolha entre uma ou outra cobertura deve levar em conta vários fatores e contar com a ajuda de uma boa corretora de seguros. Hoje em dia tem diversas seguradoras que atendem os clientes e não fazem mais essa distinção do benefício funeral, que deixam os clientes à vontade para escolherem na hora qual querem utilizar.
Somente com o auxílio de um profissional com experiência de mercado (o corretor) você vai conseguir compreender qual cobertura mais atende às necessidades dos seus familiares. Fale com um corretor ZL Brasil Seguros e proteja quem você tanto ama com os melhores seguros que cobrem os custos de funeral do mercado. Além disso, não perca a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos sobre o tema baixando gratuitamente o nosso infográfico “Guia do seguro de vida: tudo que você precisa saber antes de contratar um.”