Se você pensa no seguro de vida como um produto cujo único objetivo é garantir uma indenização financeira aos beneficiários da apólice em caso de morte do seu titular, está na hora de desconstruir essa ideia!
Ao contrário do que se imagina, um seguro de vida também pode oferecer coberturas adicionais capazes de garantir a estabilidade financeira da sua família em casos de imprevistos, como invalidez por acidente ou por doença. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.
Mas afinal, o que é invalidez?
Antes de analisar se vale a pena contratar um seguro de vida para casos de invalidez, é preciso compreender o que esse termo significa.
A princípio, a invalidez é toda e qualquer condição que comprometa a funcionalidade de um ou mais membros ou órgãos do corpo. Ela pode ser parcial ou total, permanente ou temporária, de acordo com o grau da lesão sofrida.
A invalidez pode ser causada por acidentes ou doenças. O fato é que em ambos os casos, ela impossibilita a pessoa de trabalhar e consequentemente de levar o sustento para a família.
Por que contratar um seguro de vida com cobertura para invalidez ou doença?
Quando uma pessoa sofre um acidente ou é acometida por alguma enfermidade que a impeça de trabalhar, não tem jeito: ela precisa dar entrada no pedido de auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) no INSS. Para isso, no entanto, é preciso ter contribuído pelo menos 12 meses para o instituto, salvo em casos de doenças que dispensam essa carência.
Além de juntar laudos e exames médicos que comprovem a condição de invalidez, a pessoa ainda é obrigada a se submeter a uma perícia médica, com profissionais do próprio instituto. São eles que vão determinar se o segurado tem ou não direito ao benefício.
E é aí que começa a via crucis do segurado, que primeiramente precisa fazer o agendamento da perícia, que pode levar meses para acontecer. Em 2020, vários beneficiários tiveram dificuldades para fazer o agendamento, condição indispensável para o recebimento do dinheiro para o sustento de suas famílias.
Se você não quer passar por esse tipo de situação, contratar um seguro de vida com cobertura para casos de invalidez ou doença pode ser uma boa ideia. Ele garante o pagamento de uma indenização caso ocorra algum desses sinistros, garantindo a tranquilidade financeira da sua família em um momento tão sensível.
O valor da indenização pode ser utilizado para suprir as mais variadas necessidades, desde alimentação até o pagamento de mensalidades escolares. E diferentemente do que acontece com o INSS, a seguradora tem até 30 dias para realizar o pagamento do valor estipulado na apólice. Mas isso, é claro, após cumpridas todas as obrigações contratuais para o recebimento do dinheiro.
Como solicitar o resgate?
Para solicitar a indenização prevista em seu seguro de vida, o primeiro passo é entrar em contato com a corretora de seguros responsável pela assinatura do seu contrato, informando a ocorrência do sinistro.
A partir disso, você terá todas as instruções necessárias para dar entrada em seu processo para o resgate do capital segurado, do preenchimento do formulário de sinistro aos documentos necessários. E para facilitar a sua vida, a própria corretora se encarrega de enviar a documentação para a seguradora e de acompanhar todo o processo, até a sua conclusão.
Mas é claro que para contar com todas essas facilidades, você precisa escolher uma boa corretora, que ofereça assessoria personalizada do início ao fim da vigência da sua apólice. Entre em contato com a ZL Brasil Seguros e proteja quem você ama com o melhor atendimento do mercado. Faça a sua cotação!