Em muitos casos, as pessoas buscam contratar um seguro residencial justamente para se precaver de surpresas desagradáveis como roubo, telhado danificado ou vidro quebrado. Quando ocorre danos, há a necessidade de comunicar o sinistro do seu imóvel.
Mas quais são os passos que devem ser seguidos para você receber a assistência ou indenização contratada?
Antes de tudo, vamos relembrar sobre o que é um Seguro Residencial e o que a maioria das seguradoras cobre.
O que é Seguro Residencial?
Contratando o Seguro Residencial, você garante proteção e tranquilidade por um preço acessível e conta com coberturas básicas e adicionais além de assistências 24hrs.
Conheça algumas coberturas e assistências:
- Incêndio e explosão: Cobre perdas e danos causados por incêndio e explosão de qualquer natureza.
- Alagamento, raio, vendaval, granizo e tornado: A cobertura garante indenização de perdas ou danos causados ao imóvel e seus bens.
- Roubo e furto: Além de indenizar roubos e furtos, o seguro também cobre danos causados no imóvel (portas, janelas, paredes).
- Responsabilidade Civil: Cobre danos materiais ou físicos causados por acidente a terceiros (familiares, animais ou empregados registrados).
- Impacto de auto ou aeronave: Garante a indenização de perdas ou danos materiais causados pelo impacto de veículos ou queda de aeronaves.
- Assistência 24h: Serviços de manutenção e de emergência como chaveiro, limpeza de calhas e caixa d’água, instalações, reparos e etc.
Acionando o sinistro
Para comunicar o sinistro você deve entrar em contato com o seu corretor ou com a seguradora contratada. Clientes da ZL Brasil podem comunicar o sinistro através do site.
Variando com cada tipo de sinistro, a documentação exigida de forma geral são:
- Laudo de ocorrência do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil;
- Contrato de financiamento do imóvel ou da promessa de compra e venda, com pagamento parcelado, se for o caso;
- Planta de localização do imóvel;
- Identificação do imóvel (endereço, inscrição do IPTU, escritura, etc).
Após o envio dos documentos, o seu pedido será analisado pelo suporte técnico da seguradora que verificará a situação da sua apólice como por exemplo, se o pagamento está em dia, quais foram as coberturas contratadas, entre outras.
A seguradora irá realizar a vistoria. A maioria das seguradoras, quando não se trata de um grande sinistro, aceitam fotos e vídeos para comprovar os estragos, não necessitando de uma vistoria presencial de um especialista.
Quanto tempo leva para receber o pagamento da indenização?
A seguradora terá 30 dias para realizar o pagamento da indenização, após receber o comunicado do sinistro. Porém, caso falte alguma informação ou algum documento esteja ilegível, a seguradora irá solicitar o reenvio do que faltou e irá reiniciar a contagem do prazo de pagamento.
Qual prazo para acionar o seguro residencial?
De modo geral o prazo de prescrição para acionar o sinistro é de 3 anos a contar da data do fato.
Como acionar a assistência 24h?
As seguradoras disponibilizam os telefones para assistências 24h, basta ligar para o número da seguradora contratada e relatar o problema. Sempre tenha em mãos sua apólice de seguro e dados do contratante.
É necessário pensar no futuro, principalmente na hora de contratar um seguro. Pensando nisso, nós da ZL Brasil Seguros trabalhamos com as melhores seguradoras, prezando sempre um atendimento de qualidade e humanizado. Conte com nosso suporte para acionar o sinistro e acompanhar o andamento do processo até o recebimento da indenização, tudo de forma gratuita.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como acionar o seguro entre em contato conosco no e-mail contato@zlbrasilseguros.com.br e nos números (51) 99879-7326.