• PARA VOCÊ
  • PARA EMPRESA
Blog ZL Brasil Seguros
Sinistro
CONTATO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Main Navigation
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog ZL Brasil Seguros
Sem resultados
Ver todos os resultados

Seguro Residencial: quando comunicar o sinistro?

Saiba o que fazer para acionar a seguradora sobre o sinistro em sua residência

3 de janeiro de 2022
in PARA VOCÊ
0
Home PARA VOCÊ

Em muitos casos, as pessoas buscam contratar um seguro residencial justamente para se precaver de surpresas desagradáveis como roubo, telhado danificado ou vidro quebrado. Quando ocorre danos, há a necessidade de comunicar o sinistro do seu imóvel.

Mas quais são os passos que devem ser seguidos para você receber a assistência ou indenização contratada? 

Antes de tudo, vamos relembrar sobre o que é um Seguro Residencial e o que a maioria das seguradoras cobre. 

O que é Seguro Residencial?

Contratando o Seguro Residencial, você garante proteção e tranquilidade por um preço acessível e conta com coberturas básicas e adicionais além de assistências 24hrs.

Conheça algumas coberturas e assistências:

  • Incêndio e explosão: Cobre perdas e danos causados por incêndio e explosão de qualquer natureza.
  • Alagamento, raio, vendaval, granizo e tornado: A cobertura garante indenização de perdas ou danos causados ao imóvel e seus bens.
  • Roubo e furto: Além de indenizar roubos e furtos, o seguro também cobre danos causados no imóvel (portas, janelas, paredes).
  • Responsabilidade Civil: Cobre danos materiais ou físicos causados por acidente a terceiros (familiares, animais ou empregados registrados).
  • Impacto de auto ou aeronave: Garante a indenização de perdas ou danos materiais causados pelo impacto de veículos ou queda de aeronaves.
  • Assistência 24h: Serviços de manutenção e de emergência como chaveiro, limpeza de calhas e caixa d’água, instalações, reparos e etc.

 

Acionando o sinistro

Para comunicar o sinistro você deve entrar em contato com o seu corretor ou com a seguradora contratada. Clientes da ZL Brasil podem comunicar o sinistro através do site.

Variando com cada tipo de sinistro, a documentação exigida de forma geral são:

  • Laudo de ocorrência do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil;
  • Contrato de financiamento do imóvel ou da promessa de compra e venda, com pagamento parcelado, se for o caso;
  • Planta de localização do imóvel; 
  • Identificação do imóvel (endereço, inscrição do IPTU, escritura, etc).

Após o envio dos documentos, o seu pedido será analisado pelo suporte técnico da seguradora que verificará a situação da sua apólice como por exemplo, se o pagamento está em dia, quais foram as coberturas contratadas, entre outras. 

A seguradora irá realizar a vistoria. A maioria das seguradoras, quando não se trata de um grande sinistro, aceitam fotos e vídeos para comprovar os estragos, não necessitando de uma vistoria presencial de um especialista.

 

Quanto tempo leva para receber o pagamento da indenização?

A seguradora terá 30 dias para realizar o pagamento da indenização, após receber o comunicado do sinistro. Porém, caso falte alguma informação ou algum documento esteja ilegível, a seguradora irá solicitar o reenvio do que faltou e irá reiniciar a contagem do prazo de pagamento. 

 

Qual prazo para acionar o seguro residencial?

De modo geral o prazo de prescrição para acionar o sinistro é de 3 anos a contar da data do fato. 

 

Como acionar a assistência 24h?

As seguradoras disponibilizam os telefones para assistências 24h, basta ligar para o número da seguradora contratada e relatar o problema. Sempre tenha em mãos sua apólice de seguro e dados do contratante.

É necessário pensar no futuro, principalmente na hora de contratar um seguro. Pensando nisso, nós da ZL Brasil Seguros trabalhamos com as melhores seguradoras, prezando sempre um atendimento de qualidade e humanizado. Conte com nosso suporte para acionar o sinistro e acompanhar o andamento do processo até o recebimento da indenização, tudo de forma gratuita. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como acionar o seguro entre em contato conosco no e-mail contato@zlbrasilseguros.com.br e nos números (51) 99879-7326.

 

Publicações relacionadas:

  • Seguro de vida: cobre os custos de funeral?Seguro de vida: cobre os custos de funeral?
  • Como saber se estou comprando de uma seguradora confiável?Como saber se estou comprando de uma seguradora confiável?
  • Covid-19: Seguro de vida cobre falecimento?Covid-19: Seguro de vida cobre falecimento?
Previous Post

Seguro de vida: vale a pena ter para casos de invalidez ou doenças?

Next Post

Como contratar um seguro de vida com boas coberturas?

Next Post
contratar um seguro de vida

Como contratar um seguro de vida com boas coberturas?

seguro de vida

Quem pode ser beneficiário de um seguro de vida?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • FIQUE POR DENTRO (32)
  • NOTÍCIA (18)
  • PARA EMPRESA (13)
    • RC Profissional (2)
    • Seguro de Vida Coletivo (2)
    • Seguro DIT/SERIT (2)
  • PARA VOCÊ (90)
    • Plano de Saúde Pessoal (1)
    • Seguro Auto (16)
    • Seguro de Moto (1)
    • Seguro de Vida (43)
    • Seguro Residencial (10)
  • Seguro Celular (1)
  • Seguro Frota (1)
  • Seguro Viagem (4)
  • Sem categoria (2)

Posts recentes

  • Seguro acidente pessoal: como funciona?5 de março de 2025
  • Como fazer um seguro de vida?27 de fevereiro de 2025
  • Quanto custa um seguro de vida?24 de fevereiro de 2025
  • Coberturas do Seguro Residencial indispensáveis para o verão19 de fevereiro de 2025

© 2020 ZL Brasil - Corretora de Seguros.

Soluções em seguros e planos.

  • PARA VOCÊ
  • PARA EMPRESA
  • COTAÇÕES
  • SINISTRO

Siga a ZL nas redes

Sem resultados
Ver todos os resultados

© 2020 ZL Brasil - Corretora de Seguros.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Página de Políticas de Privacidade e Cookie.