A cada dia que passa mais as pessoas se convencem que ter um seguro de vida não é luxo, e sim, necessidade. Só para se ter uma ideia, em 2020 esse tipo de seguro teve um crescimento de quase 12%. Mas, mesmo com todo esse crescimento expressivo, o produto ainda causa muitas dúvidas. Saber como funciona a carência de um seguro de vida é uma delas.
Se essa também é a sua dúvida, então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai compreender se um seguro de vida tem carência, e em quais casos ela se aplica.
Mas afinal, o que é a carência de um seguro de vida?
Para saber como funciona a carência de um seguro de vida, antes é preciso compreender o que significa o termo carência propriamente dito. Assim como acontece nos planos de saúde e odontológicos, a carência é um período em que mesmo estando o segurado em dia com suas mensalidades, ele ainda não tem direito a usar um serviço oferecido pelo plano.
Quando falamos sobre a carência de um seguro de vida, estamos nos referindo ao período em que o prêmio mensal é pago, mas que caso aconteça algum dos sinistros previstos na apólice, tanto o segurado quanto os seus beneficiários não têm direito à indenização acordada.
Esse prazo começa a contar da assinatura do contrato e não pode ultrapassar o limite máximo de dois anos. Não são todas as seguradoras que determinam prazos de carência em seus planos e as que incluem. Além disso, cada seguradora possui um prazo de carência diferente para as coberturas.
Por isso, é fundamental contar com uma boa corretora na hora de escolher um seguro de vida. Somente com a orientação de profissionais experientes, o segurado vai obter todos os esclarecimentos necessários antes de assinar a apólice que contenha as melhores coberturas para si e para os seus beneficiários.
A DPS
Conforme mencionamos anteriormente, as seguradoras não costumam determinar um prazo de carência em suas apólices de seguro de vida. E isso, graças à DPS (Declaração Pessoal de Saúde), um questionário que é preenchido pelo segurado na contratação.
Ele contém informações relevantes sobre o estilo de vida do segurado, estado de saúde, doenças preexistentes, medicamentos que ele toma, casos de doenças na família, entre várias outras. Tais questões são importantes para a concessão de algumas coberturas, bem como do percentual a ser pago caso o sinistro aconteça.
A DPS é elaborada pela própria seguradora e, portanto, suas perguntas podem variar. Inclusive, dependendo das coberturas desejadas, podem ser solicitados exames médicos complementares ao segurado, como prova de atestar a sua condição de saúde.
O fato é que essa declaração ajuda a avaliar os riscos do contrato. Seu correto preenchimento torna desnecessário o período de carência em um seguro de vida.
Existem diversas seguradoras que cobrem casos de covid-19 e não exigem período de carência tanto para morte quanto para outras coberturas, como diária hospitalar. É importante conferir com o corretor qual seguradora não possui carência, pois algumas seguradoras isentam as carências somente para um tipo de seguro e a pessoa pode estar contratando um seguro sem saber quando poderá usar.
Compreendeu como funciona a carência de um seguro de vida? Ainda está em dúvidas de como contratar a melhor proteção para você e para seus beneficiários? Então converse com um corretor da ZL Brasil Seguros e tire todas as suas dúvidas! Atuamos no mercado de seguros há mais de 11 anos e atendemos em todo o Brasil.