Em casos de invalidez permanente, você pode até esperar o INSS deferir o seu pedido de aposentadoria por incapacidade permanente, e não há mal nenhum nisso. Porém, existem maneiras mais eficazes de garantir a segurança financeira da sua família caso você fique impossibilitado de trabalhar por algum motivo.
Só para deixar bem claro, não estamos aqui querendo te induzir ao erro, insinuando que você não deva dar entrada em seu pedido de aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social. Absolutamente. Até mesmo porque como contribuinte esse é um direito seu.
Contudo, tenha em mente que esse processo pode ser demorado e está sujeito a uma carência de pelo menos 12 contribuições mensais, salvo em alguns casos bem específicos. Além disso, está sujeito à perícia médica realizada por profissionais da própria autarquia. Isso, por sua vez, pode atrasar ainda mais a sua solicitação.
E como se já não bastassem todos esses obstáculos, você ainda pode ter o pedido do benefício negado pelo instituto. Embora isso pareça um absurdo, é mais comum do que se imagina. Só em 2019 o INSS indeferiu mais da metade das solicitações de benefícios.
Mas como garantir a segurança financeira da sua família em momentos difíceis? Felizmente, hoje em dia você pode contar com bons produtos financeiros para isso. Os seguros de vida com coberturas para invalidez permanente são bons exemplos.
Mas afinal, qual a diferença entre invalidez parcial e a permanente (total)?
A princípio, a invalidez é caracterizada pela perda parcial ou permanente de algum membro do corpo ou órgão que o impeça de trabalhar. Ela pode ser parcial (quando apenas um membro do corpo é afetado, como apenas um olho) ou permanente (quando os dois membros são atingidos – os dois olhos, por exemplo).
Além disso, vale a pena destacar que a invalidez pode ser causada por acidente ou por doença. E que vários seguros oferecem proteção para ambos os casos, oferecendo segurança financeira a sua família até que os trâmites burocráticos do INSS sejam resolvidos.
Seguros que oferecem segurança financeira em casos de invalidez permanente
De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), dois tipos de seguros oferecem coberturas para casos de invalidez permanente. São eles:
Seguro de acidentes pessoais
Esse seguro garante o pagamento de uma indenização ao titular da apólice ou aos seus beneficiários caso o segurado sofra algum acidente pessoal. Ele oferece segurança financeira a toda a família, na medida que inclui as seguintes coberturas:
- Coberturas básicas: morte e invalidez por acidente;
- Coberturas adicionais: diárias de incapacidade temporária e outros riscos causados por acidente.
Seguro de vida
Já o seguro de vida possui cobertura básica para morte natural, mas para quem busca opções completas essa é a melhor opção, pois também possui cobertura de morte acidental.
Nesse caso, as proteções são mais abrangentes, e podem ser personalizadas para atender às necessidades de toda a família.
- Cobertura básica: morte natural, inclusive por COVID-19 sem carência;;
- Coberturas adicionais: morte acidental, invalidez total ou parcial por acidente ou doença, doenças graves, assistência funeral, entre outras várias
Agora que você já sabe que dois seguros garantem a sua segurança financeira, bem como a de seus familiares em casos de invalidez, já pode contratar o seu. Entre em contato com a ZL Brasil Seguros e conheça todas as nossas soluções para proteger quem você tanto ama. Faça a sua cotação!