Já se foi o tempo em que o seguro de vida era utilizado somente para casos de falecimento. Hoje, as coberturas são diversas mas ainda pode gerar dúvida de como acionar o sinistro do seguro de vida.
Acionar o seguro de vida sempre será um momento delicado em que os sentimentos falam mais alto. Por isso é necessário conhecer antes os processos para que na hora se tenha clareza para tomar as melhores decisões.
Também é importante informar aos membros da família quais são as coberturas contratadas, valores de indenização e quem está incluso em alguma cobertura. Dessa forma todos sabem quando poderão acionar o seguro de vida.
Confira abaixo como acionar o seguro de vida para cada tipo de cobertura:
Auxílio e/ou Assistência Funeral – segurado e beneficiários
Primeiramente é necessário esclarecer a diferença entre auxílio e assistência funeral, o auxílio reembolsará as despesas com o funeral. Já na assistência quem cuida de todo o funeral será a seguradora. Caso o segurado tenha contratado a assistência e a família não acionou o seguro, será mais difícil receber a indenização.
Para acionar essa cobertura é necessário ter em mãos os dados do segurado e ligar para a assistência da 24h seguradora. Durante o atendimento, a seguradora irá informar como proceder nos próximos passos. Caso seja necessário o auxílio, ela irá solicitar as notas de todas as despesas com o funeral. Na assistência ela irá definir no atendimento como serão feitos os preparativos para o funeral.
Indenização por morte acidental ou natural
No caso de morte por qualquer causa deverá ser aberto o sinistro pela seguradora ou, caso seja um segurado da ZL através do nosso site. Será necessário apresentar a relação de documentos abaixo para abertura do sinistro:
- Formulário de aviso do sinistro preenchido;
- Certidão de Óbito;
- Certidão de casamento ou nascimento com data atualizada (expedida após o óbito);
- Beneficiário Menor de idade: cópia simples de Certidão de nascimento;
- Beneficiário entre 16 e 18 anos: cópia simples do CPF;
- Beneficiário Maior de idade: RG, CPF e comprovante de residência;
Caso o sinistro seja aberto através da ZL Brasil, nós fornecemos o formulário atualizado da seguradora contratada, enviamos toda a documentação conforme a seguradora exige, acompanhamos o processo e auxiliamos os dependentes no que for preciso até o final.
Indenização por invalidez
Cada caso é avaliado de acordo com o ocorrido. Para comprovar a invalidez, devem ser enviados à seguradora os documentos como laudos médicos e exames que confirmem a invalidez do segurado. Se a invalidez for confirmada, a sua indenização está assegurada.
Um ponto importante é sempre ter em mãos os documentos assinados por você no momento da contratação do seguro de vida.
Qual o prazo para comunicar o sinistro?
Quando um sinistro ocorre (por exemplo, a morte de um segurado) o beneficiário deve comunicar a situação à seguradora dentro de um período. Este período se chama prazo de prescrição do seguro de vida.
Em caso de morte por qualquer causa o prazo de prescrição é de 3 anos. Começa a contar a partir da data de falecimento do segurado.
Outras coberturas o prazo de prescrição é de 1 ano, a contar a partir da data que consta no laudo médico.
Quanto tempo leva para receber o pagamento da indenização?
Após o comunicado do sinistro, a seguradora terá 30 dias para realizar o pagamento da indenização. Porém, caso falte alguma informação ou algum documento esteja ilegível, a seguradora irá solicitar o reenvio do que faltou e irá reiniciar a contagem do prazo de pagamento.
Aqui na ZL Brasil Seguros, nós trabalhamos com as melhores seguradoras, prezando sempre um atendimento de qualidade e humanizado. Conte com nosso suporte especializado em sinistro para acionar e acompanhar o andamento do processo até o recebimento da indenização, tudo de forma gratuita. Em nosso site você também encontra os telefones das assistências 24 das seguradoras.
Se você tem dúvida de como acionar o seu seguro, entre em contato com a gente no e-mail contato@zlbrasilseguros.com.br e nos números (51) 99879-7326.