Quando se faz necessário recorrer a uma assistência ou sinistro do seguro auto são momentos delicados. Por isso, estamos aqui para ajudar a passar por esses momentos com mais clareza e tranquilidade.
Caso ocorra um problema com seu carro e você queira acionar o seguro auto, avalie a condição para saber se será necessário solicitar a assistência ou comunicar o sinistro Mas como saber qual acionar? A gente explica, basicamente funciona da seguinte maneira:
- Sinistro: quando há perda ou dano patrimonial ou à vida, gerando o pagamento de uma indenização; outro fato é que não há necessidade da abertura de sinistro ser na hora do acontecimento, sendo possível a solicitação até 1 ano do fato.
- Assistência: quando ocorre um problema de menor gravidade é preciso apenas um serviço de reparo.
Agora que você já sabe a diferença e realmente viu que a seguradora deve ser acionada, veja como proceder.
Comunicando o sinistro do Seguro Auto:
- Na ocorrência de acidente ou estrago de alguma peça no automóvel, existem duas situações:
Você consegue sair dirigindo o carro?
Se a resposta for sim, você deve realizar o Boletim de Ocorrência, no caso de acidente, (que pode ser feito online ou em uma delegacia mais próxima de você) com os dados do seu veículo e, se for o caso, das outras partes envolvidas. Não será necessário realizar um BO caso não haja acidente.
Caso não consiga sair dirigindo o carro, você deverá entrar em contato com a assistência 24 horas da sua seguradora, informar o ocorrido para a seguradora enviar socorro ao local. Em caso de acidente, realize o BO.
- Comunique o sinistro junto à sua corretora ou seguradora, o sinistro poderá ser comunicado até 1 ano após o ocorrido. Portanto, não se preocupe com isso na hora em que ocorreu o sinistro.
Os segurados da ZL Brasil podem comunicar o sinistro em nosso site, é tudo online e o andamento do processo é enviado por email.
- Após receber o sinistro, a seguradora irá realizar a vistoria dos veículos envolvidos e verificará se o ocorrido atende às regras da apólice e assim encaminhará para alguma das oficinas credenciadas. Em alguns casos o segurado poderá levar o carro à sua oficina de preferência, mas é necessário que a seguradora aprove o orçamento.
- O pagamento da indenização é realizado em até 30 dias após a abertura do sinistro. Vale ressaltar que o pagamento será efetuado se a apólice do seu seguro estiver em dia e o veículo estiver livre de qualquer restrição.
E se o meu veículo não se envolveu em um acidente mas foi roubado?
Essa é uma cobertura básica do seguro auto, portanto não se preocupe. Você deverá registrar o Boletim de Ocorrência e comunicar o sinistro para receber a indenização. Caso o veículo seja encontrado muito danificado ou não seja encontrado, o valor a ser recebido será de acordo com a apólice contratada.
Quais os documentos necessários para comunicar o sinistro?
- Boletim de Ocorrência;
- cópia do RG, CPF;
- cópia do comprovante de residência;
- cópia da CNH;
- cópia do documento do carro e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- cópia do DUT (Documento Único de Transferência), frente e verso (em casos de Indenização Integral).
Quanto tempo leva para receber o pagamento da indenização?
Após o comunicado do sinistro, a seguradora terá 30 dias para realizar o pagamento da indenização. Porém, caso falte alguma informação ou algum documento esteja ilegível, a seguradora irá solicitar o reenvio do que faltou e irá reiniciar a contagem do prazo de pagamento.
Saiba o que fazer quando estiver com perrengue no seu carro
Os clientes que realizarem a abertura de sinistro através da ZL, não precisam tratar diretamente com a seguradora, pois nosso suporte especializado informa caso ocorra algo com a documentação. Garantindo que não se prolongue o prazo de pagamento da indenização, tudo de forma gratuita.
Aqui na ZL Brasil Seguros trabalhamos com as melhores seguradoras, prezando sempre pelo atendimento de qualidade e humanizado. Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre seguro auto entre em contato conosco no e-mail contato@zlbrasilseguros.com.br ou no número (51) 99879-7326.