Na Europa, seguradoras conseguiram convencer o governo alemão a permitir acesso a caixa-preta automotiva que será obrigatória a partir de 6 de julho deste ano. O objetivo das companhias de seguros é acessar as informações do antes e durante o acidente para facilitar a vistoria.
Esta caixa-preta será semelhante às que fazem parte dos aviões e vem sendo chamada pelo governo de EDR (gravador de dados e eventos). Com a obrigatoriedade de instalação deste dispositivo, motoristas estão preocupados com quem terá acesso a essas informações. Para acalmar a população, a União Europeia garante que apenas as autoridades poderão ter acesso a essas informações.
Para assegurar que os motoristas não irão impedir que as seguradoras tenham acesso a esta caixa, o tribunal regional de Colônia emitiu um comunicado afirmando que quem não colaborar com a entrega dessas informações, poderá perder a cobertura do seguro.
Informações como a localização desta caixa-preta não será divulgada, somente peritos oficiais saberão onde encontrar para assim evitar fraudes.
Agora vem a pergunta, você gostaria que o Brasil aderisse a esta caixa-preta automotiva?
Acha que funcionaria?