Ao contrário do que se imagina, planejar a aposentadoria deve estar entre as primeiras atitudes quando se inicia no mercado de trabalho. Afinal de contas, contar apenas com o INSS pode ser bem arriscado, já que as regras para a aposentadoria mudam com frequência. Além disso, dependendo do caso, o valor do benefício pode ser bem menor do que o salário pago na ativa, o que pode comprometer seriamente o seu padrão de vida.
Por isso, não deixe o seu futuro nas mãos do governo. Conheça 3 formas de garantir uma aposentadoria mais segura e tranquila!
1. Faça um bom planejamento financeiro
Se você ainda não faz seu planejamento financeiro, comece já. Até mesmo porque o primeiro passo para planejar o futuro é organizar o presente.
Equilibrar as receitas, as despesas e guardar uma quantia mensalmente é uma forma de economizar para ter uma aposentadoria mais tranquila. Afinal, é preciso contar com uma reserva financeira para garantir o salário mensal que deseja ter no futuro sem trabalhar.
2. Invista em um plano de previdência complementar
Outra forma de planejar a aposentadoria sem depender do INSS é investir em ativos seguros e que de preferência tenham foco no longo prazo.
Nesse sentido, a previdência complementar pode ser uma grande aliada. Como o próprio nome sugere, ela tem como finalidade oferecer ao trabalhador uma proteção complementar (adicional) à que é oferecida pela Previdência Social.
Fácil de compreender e de operar, a previdência complementar é uma excelente opção para quem não tem muita familiaridade com o mercado financeiro. Nessa modalidade de investimento você decide o quanto deseja receber no futuro e quando começará a receber. Com base em sua projeção, é calculado o valor da apólice e dos pagamentos mensais que devem ser feitos até lá.
Entretanto, cabe ressaltar que a previdência complementar é um investimento que gera custos ao investidor, como taxa de administração e de carregamento, por exemplo. Além disso, sobre a previdência complementar há ainda a incidência do Imposto de Renda (IR).
3. Fazer um seguro de vida é uma ótima maneira de planejar a aposentadoria
Talvez você esteja até se perguntando o que um seguro de vida tem a ver com aposentadoria, não é mesmo? Pois saiba que ele é o melhor produto financeiro para proteger o seu patrimônio em caso de emergências.
Ele garante o pagamento de indenizações ao titular ou aos seus beneficiários em casos de morte, doenças e acidentes. Sendo assim, oferece segurança financeira em casos de imprevistos e garante o seu padrão de vida por muito tempo, até mesmo na velhice.
E como não é considerado herança, o seguro de vida não entra em inventário, testamento ou em qualquer outro trâmite de partilha de bens e sucessão patrimonial. Por fim, vale a pena destacar que o dinheiro recebido no seguro de vida tem caráter indenizatório. Portanto, sobre ele não incide o Imposto de Renda.
No entanto, para planejar a aposentadoria com um seguro de vida você vai precisar contar com uma boa corretora de seguros. Somente com as orientações de um profissional especializado (o corretor) você conseguirá obter uma apólice com o capital segurado e as coberturas adequadas para garantir a sua segurança financeira e a de seus familiares no futuro.
Para aprender mais sobre como garantir uma vida mais tranquila para si próprio e para a sua família, baixe gratuitamente nosso infográfico: Segurança financeira: o manual para garantir o futuro da família em qualquer momento. Com ele, você terá acesso a várias dicas úteis, que te ajudarão a se preparar para o amanhã.