Falar de seguro pessoal e familiar em um primeiro momento pode até causar estranheza, já que muitos desconhecem as suas importâncias. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, o Brasil está em último lugar no ranking mundial de segurados. Dos 1.145 brasileiros entrevistados, apenas 8% possuem seguro de vida.
É claro que a falta de conscientização sobre a necessidade de proteger a própria família em casos de imprevistos está em primeiro lugar na lista de fatores que contribuem para esses dados tão alarmantes. Mas além disso, acreditar que a única cobertura oferecida por um seguro de vida é a indenização por morte natural do segurado também faz toda a diferença.
Embora essa seja a principal cobertura do seguro, ela não é a única. Atualmente, você pode contar com coberturas adicionais capazes de proteger a renda e a qualidade de vida dos seus segurados, além de benefícios para o segurado utilizar em vida, a saber:
- Indenização por morte acidental (além de receber o montante contratado, caso o motivo da morte seja por acidente, a família receberá também mais 100% do capital contratado);
- Reembolso de despesas (médicas, hospitalares, odontológicas, entre outras);
- Antecipação em caso de doença em fase terminal;
- Cobertura para doenças graves;
- Invalidez permanente ou parcial por acidente;
- Cobertura por incapacidade temporária;
- Assistência funeral ou Auxílio-funeral;
- Invalidez permanente ou parcial por doenças;
- Sorteio de prêmios em dinheiro, entre outras coberturas;
Mas afinal, como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida funciona como um contrato, que pode ser celebrado por pessoas físicas ou jurídicas com uma seguradora. Ele estabelece que a seguradora pague ao segurado ou aos seus beneficiários a quantia estipulada no contrato caso ocorra o fato previsto no documento, ou seja, na apólice.
Com relação aos beneficiários, saiba que esses podem ser seus dependentes diretos, parentes e até mesmo amigos. Basta indicar quem você deseja incluir na apólice e especificar a porcentagem da indenização que cada um irá receber.
Para ter acesso a essas garantias, o segurado deve pagar pelo serviço no ato da contratação. Tal pagamento pode ser feito à vista ou mensalmente e a partir disso a apólice se torna vigente. Na maioria dos casos, o contrato é renovado anualmente.
Do resgate e dos prazos
Quando acontece algum dos riscos previstos na apólice, o segurado ou os seus beneficiários devem entrar em contato com a corretora com que assinaram a apólice, já que essa é a melhor forma de obter um atendimento especializado.
A partir de então, os corretores irão informar quais os documentos necessários para dar abertura no sinistro junto a seguradora contratada. Com todos os documentos em mãos, a corretora abre o processo de sinistro na seguradora e mantém o cliente atualizado toda a semana até o recebimento da indenização.
De acordo com a SUSEP, o prazo para receber a indenização é de até 30 dias após o cumprimento das exigências estipuladas no contrato para o resgate. Mas não se preocupe, pois as corretoras de seguro acompanham com você todo o processo de resgate, do pedido ao recebimento da indenização.
E conforme mencionamos anteriormente, além da cobertura principal (morte), o seguro pode ainda oferecer proteções adicionais. Para saber quais são as mais adequadas para você e para seus beneficiários, entre em contato com a ZL Brasil Seguros. Com mais de 11 anos de atuação no mercado, oferecemos as melhores soluções para proteger quem você tanto ama. Faça a sua cotação!