Ninguém deseja passar por situações como acidentes ou doenças que nos impedem de trabalhar. Porém, quando somos provedores familiares, é importante pensar em como garantir a nossa sobrevivência e a dos nossos dependentes em caso de invalidez ou falecimento, buscando a estabilidade financeira.
Felizmente, existem algumas formas de investimento capazes de garantir a nossa estabilidade financeira diante de tais fatalidades. Os investimentos podem garantir uma forma de renda tanto para você quanto para seus dependentes ao longo de vários anos.
A seguir, vamos explicar como você pode se prevenir financeiramente em caso de doenças ou acidentes. Confira!
Como garantir a estabilidade financeira familiar em caso de doenças ou acidentes?
Para que sua família mantenha estabilidade financeira caso o provedor da família sofra doenças ou acidentes, é preciso fazer investimentos no futuro. Felizmente, é possível manter a estabilidade financeira da sua família em caso de sério comprometimento da saúde ou falecimento do provedor.
Existem algumas opções de investimento que vão deixar a família mais segura, principalmente os profissionais autônomos. As principais formas de garantir uma renda para o futuro são os investimentos em ações e renda fixa; os seguros de vida; e a previdência privada.
Como o seguro de vida pode garantir a estabilidade financeira familiar?
Um contrato de seguro de vida é uma excelente opção para garantir disponibilidade financeira para uma família em caso de invalidez ou morte do segurado. Antes de firmar o contrato, o segurado deve primeiro escolher as coberturas do seguro que ela quer — nas coberturas, ela escolhe o montante que deseja receber quando ocorrer o sinistro; e a corretora informa o valor do prêmio (parcelas).
Com tudo acertado, então a pessoa deve fornecer as informações exatas e verdadeiras sobre seu estado de saúde e seu estilo de vida.
Após o recebimento das informações sobre o titular, por regra da SUSEP, a seguradora analisa por até 15 dias o perfil do cliente e decide se o aceita ou não. Durante esse período, o cliente está coberto; mas caso ocorra a recusa, a seguradora envia uma carta à pessoa, lhe informando sobre o ocorrido.
Os valores da apólice, é claro, variam de acordo com cada contrato.
Como um plano de previdência privada pode proporcionar estabilidade financeira?
Outra maneira de assegurar a estabilidade financeira familiar em caso de invalidez ou falecimento é a contratação de um plano de previdência privada. Tais planos garantem que você desfrute de uma aposentadoria tranquila, com uma boa renda garantida. Se o beneficiado quiser, pode atrelar ao seu plano de previdência um seguro de vida em caso de morte ou invalidez.
Dessa forma, o investimento acaba oferecendo uma dupla vantagem. Além disso, após anos contribuindo para um plano de previdência privada, o beneficiado pode resgatar o valor investido em caso de invalidez permanente ou temporária. Assim, consegue garantir a sua estabilidade financeira e a de seu cônjuge, filhos e demais dependentes.
Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL)
Atualmente, vale observar, existem dois planos mais buscados no Brasil. Um deles é o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL). Esse plano pode ser entendido como um seguro de vida que tem cláusula de cobertura por sobrevivência.
O VGBL não deve ser visto apenas como um plano de previdência complementar, mas sim como um tipo de seguro de vida que pode ser utilizado pelo titular.
Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL)
A outra modalidade é o Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL). Nesse caso, o titular passa por um período de acumulação em que são feitos os pagamentos mensais, que são ajustados de acordo com uma taxa de juros prefixada e selecionada no momento da contratação do plano.
Após seu vencimento, que é escolhido pelo titular, ele passa a receber pagamentos mensais de o valor que foi acumulado acrescido dos respectivos juros.
Um fator interessante a ser mencionado sobre o PGBL é que os pagamentos feitos mensalmente podem ser deduzidos até o limite de 12% da sua base de cálculo do Imposto de Renda, o que aumentará a restituição a ser recebida após a transmissão da declaração anual.
Muitas pessoas acabam se perguntando o que é melhor: poupança ou previdência privada. Acredite, no cenário atual, qualquer tipo de investimento é melhor do que a boa e velha poupança!
Essas são as principais formas de garantir estabilidade financeira à sua família diante de situações que ninguém deseja passar, como invalidez ou falecimento. Quanto mais cedo você fizer esse investimento, melhor. Nesses tempos de pandemia, é importante garantir o bem-estar dos seus entes queridos diante de situações imprevistas.
Esses esclarecimentos sobre investimentos que podem garantir estabilidade financeira a você e à sua família em caso de acidentes e doenças foram úteis? Então cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter para receber mais conteúdo como o que acabou de ler!