Quando o assunto é segurança financeira para uma vida mais tranquila, precisamos ir além de falar do equilíbrio entre renda e gastos. Afinal, existem situações que nem todo o planejamento financeiro familiar é capaz de prever. A morte do provedor da família ou a sua incapacidade laborativa, por exemplo, são apenas algumas delas.
Mas, como passar por momentos difíceis sem comprometer o orçamento familiar e acabar ficando endividado? A bem da verdade, algumas ações bem simples podem te ajudar a contornar imprevistos sem ficar no vermelho. Confira a seguir.
3 dicas para ter segurança financeira em qualquer momento
De fato, administrar o dinheiro não é uma tarefa das mais simples. Mas, ao contrário do que se imagina, é possível ter segurança financeira independentemente do valor do seu salário mensal. E para te provar isso, listamos a seguir algumas dicas bem bacanas. Ao colocá-las em prática, certamente você estará preparado para momentos de turbulência; veja!
1. Organize suas finanças
O primeiro passo para a segurança financeira é equilibrar suas contas. Em outras palavras, isso significa gastar menos do que ganha. Nesse caso, algumas atitudes podem te ajudar a alcançar esse objetivo:
- Evite parcelar tudo o que compra no cartão de crédito;
- Corte gastos supérfluos;
- Economize energia elétrica e água;
- Troque o seu serviço de TV a cabo premium por um mais básico;
- Priorize fazer as refeições em casa;
- Negocie todas as suas dívidas, começando por aquelas que possuem juros altos.
É claro que essas dicas podem variar, de acordo com o seu perfil de consumidor. Entretanto, esses conselhos são bem úteis para quem quer guardar dinheiro para casos de imprevistos ou para realizar um desejo futuro.
2. Tenha uma reserva de emergência
Depois de ter organizado as finanças da casa, certamente será mais fácil fazer uma reserva de emergência. Estamos falando daquela quantia em dinheiro que você guarda para casos de extrema necessidade, como desemprego, queda na renda ou qualquer outro motivo.
O ideal é que ela consiga suprir de 3 a 6 meses dos seus gastos totais mensais. Confira algumas alternativas viáveis para fazer isso:
- Reserve cerca de 10 a 20% do seu salário mensal, depositando o valor na poupança ou em outros investimentos de baixo risco;
- Procure por uma fonte de renda extra;
- Guarde pelo menos 30% do seu 13º salário e das suas férias.
3. Faça um seguro de vida
Outra dica excelente para ter segurança financeira é contratar um seguro de vida, um contrato firmado entre consumidor e seguradora. Esta se compromete a pagar uma indenização financeira ao contratante, aos seus beneficiários e/ou dependentes caso aconteça alguma das situações previstas na apólice, que podem ser:
- Morte natural ou acidental;
- Invalidez parcial ou total por acidente;
- Invalidez funcional por doença;
- Invalidez permanente total ou parcial majorada;
- Doenças graves;
- Assistência funeral entre outras.
Talvez você esteja se perguntando se ter um seguro de vida não é algo supérfluo, mas podemos garantir que não. Ele garante a segurança financeira e o padrão de vida da sua família por um bom tempo, caso você venha a faltar ou fique impossibilitado de prover o sustento dela.
Isso acontece porque em casos de morte, o seguro de vida não é considerado herança. Por isso, a liberação do dinheiro não está sujeita aos trâmites altamente burocráticos dos inventários. Já em casos de doenças e invalidez, o pagamento da indenização também não depende da perícia médica e da liberação do INSS.
Como garantir a segurança financeira da minha família com o seguro de vida?
Ocorrido o sinistro, tudo o que você tem que fazer é comunicar à corretora com que assinou o contrato. Ela vai intermediar todo o processo de solicitação da sua indenização junto à seguradora até a conclusão dele.
De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o prazo para pagamento da indenização é de até 30 dias, a partir da entrega de todos os documentos que comprovem o fato ocorrido. Caso não saiba quais são, não se preocupe, pois a sua corretora vai te orientar sobre essa questão.
Mas, para obter essa assessoria e garantir de verdade a segurança financeira da sua família, é preciso que você escolha uma boa corretora. Com a ZL Brasil Seguros, por exemplo, você tem atendimento personalizado em todas as fases da contratação da sua apólice, do preenchimento do contrato até o recebimento da indenização. Gostou? Então solicite a sua cotação!