Ultimamente houveram diversos casos de incêndio, desmoronamento, alagamentos, entre outros acontecimentos causaram destruição em casas e prédios residenciais e comerciais. A busca pelo seguro residencial com coberturas para esses eventos aumentou muito e com isso também aumentaram as dúvidas em relação a esse produto. 

Nesse texto vamos abordar o que o seguro residencial cobre e o que não cobre.

O que é o seguro residencial?

O seguro residencial tem a principal função de proteger casas residenciais, casa geminada (famoso sobradinho), apartamento, casas de veraneio, em zona rural, na serra, enfim todos os tipos de residências. 

É muito comum as pessoas acharem que o seguro residencial tem valor alto por fazer a comparação com o seguro de carro. Mas não é bem assim, um seguro residencial básico pode custar entre 0,3% e 0,8% do valor da casa. É muito barato.

O que o seguro residencial cobre?

Todas as categorias de seguros possuem 2 tipos de coberturas: as básicas e as adicionais.

As coberturas básicas são aquelas obrigatórias, que não podem ser retiradas do seguro. E as adicionais são coberturas personalizadas para deixar o seguro completo conforme a necessidade de cada residência.

Quais são as coberturas básicas?

Cobrem os riscos originados por incêndio, queda de raio e explosão, garante indenização caso ocorra danos na estrutura e no que está dentro do imóvel. Também cobre situações como incêndio originado em um vizinho e se alastre para a residência.

E quais são as coberturas adicionais?

As coberturas adicionais são diversas e é possível contratar somente aquelas que fazem sentido para a realidade dos moradores. Por exemplo, uma residência que não fica na rota de nenhum tipo de avião, não tem necessidade de contratar essa cobertura. 

As coberturas adicionais também dependem muito de cada seguradora, nem todas as seguradoras possuem o mesmo tipo de cobertura adicional. Aconselhamos conversar com uma corretora de seguros, dessa forma os profissionais irão indicar o melhor seguro para o seu lar.

Abaixo estão algumas coberturas adicionais mais populares e o que cada uma cobre, confira:

Danos Elétricos

Já aconteceu alguma vez da luz começar a piscar e queimar algum aparelho como TV, geladeira, vídeo game entre outros? Essa cobertura protege a parte elétrica da residência, assim como o quadro de luz, a fiação, e a chave do relógio de medição de energia. Além de cobrir também aparelhos que possam ter estragado com o ocorrido.

Roubo e Furto

Essa é a cobertura mais procurada, pois cobre roubo, furto e também danos causados devido a invasão como janelas e portas arrombadas, vidros quebrados ou algum outro sinal de invasão.

Ela cobre todos os bens materiais que estão na residência como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Para cobrir esses itens primeiramente é necessário inserir na apólice uma lista com esses bens, dessa forma o reembolso será garantido.

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo

A residência estará coberta caso sofra qualquer dano devido a vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo. A cobertura é mais indicada para residentes de áreas do país em que esses são fenômenos recorrentes.

Vidros

Além de ter proteção para vidros, essa cobertura também protege espelhos, mármores e granitos. Caso a sua bancada da cozinha quebre, você terá direito a indenização.

Acidentes Pessoais

Essa cobertura cobre casos de acidente dentro da residência que cause invalidez permanente ou falecimento dos moradores, familiares, amigos e empregados registrados.

Desmoronamento

Em certos locais do país o desmoronamento é um evento comum, essa cobertura é indicada para casas situadas nessas regiões. Essa cobertura indeniza caso ocorra perda ou dano ocorrido por desmoronamento.

Responsabilidade civil familiar

Cobertura para danos causados a terceiros por familiares (segurado, cônjuge, filhos menores de 21 anos), empregados domésticos ou animais de estimação. A indenização desta cobertura serve para cobrir despesas legais, médicas, entre outras.

Vazamento de tubulações

Esta cobertura cobre os danos causados por vazamento de tubulação, como um cano que estourou no meio da sala de jantar. 

Trabalho em residência

Se a sua residência também é o seu local de trabalho, indicamos a contratação desta cobertura. Mantenha protegido o seu material de trabalho contra danos causados por acidente.

Recomposição de documentos pessoais

Caso os documentos sejam destruídos por um evento acidental, como por exemplo um incêndio, será reembolsado o valor gasto para a emissão de novos documentos como RG, passaporte, CNH, certidões, entre outros.

Perda ou pagamento de aluguel a terceiros

Se você mora ou tem uma casa de aluguel, esta cobertura irá te ajudar em casos da casa alugada ficar sem condições de moradia. Se você é o proprietário, a indenização será referente ao valor que você deixou de receber pelo ocorrido. Agora se você é o inquilino, ela irá te ajudar a pagar o aluguel enquanto a casa estiver sendo reparada.

 

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias