De acordo com CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 7 em cada 10 brasileiros estão endividados. Momentos inesperados como desemprego ou uma pandemia, como a do COVID-19, podem ser fatores que influenciam a crescente escala de endividamento.
Em períodos de dificuldade financeira, um aspecto dos brasileiros fica evidente: a cultura do crédito e empréstimos consignados. No primeiro bimestre de 2021, o empréstimo teve uma alta de 15% comparado ao mesmo período em 2020, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), muito em decorrência da pandemia do Coronavírus.
Para as instituições financeiras, este mesmo período foi de dificuldade por conta da alta taxa de inadimplência, resultado do desemprego e do aumento na taxa de mortalidade. Relacionado a isso, as financeiras irão incentivar a contratação do seguro prestamista para evitar que a inadimplência permaneça com altas taxas.
A função do seguro prestamista é garantir a quitação total ou parcial junto à empresa a fim de fornecer maior tranquilidade caso o segurado fique impossibilitado de pagar suas dívidas. Trata-se de uma proteção extra para pessoas que realizam a compra de um bem de forma parcelada, evitando que ocorra a perda do mesmo, como por exemplo, um financiamento comum, em que a instituição financeira requer a devolução do objeto financiado.
Existem diversos casos em que o seguro prestamista pode ser acionado como morte do segurado, invalidez temporária ou permanente, perda de emprego ou renda de forma inesperada. Nestas situações revela-se a importância da contratação deste seguro pois, ocorrendo alguns destes casos com o segurado, a família fica tranquila por não ter que arcar com o pagamento das prestações em aberto já que a seguradora assumirá a quitação das dívidas.
A contratação do seguro prestamista pode ser realizada pelo cliente, banco, loja ou instituição através de uma corretora de seguros. O prêmio do seguro (valor das prestações) será embutido nas parcelas a serem pagas pelo cliente quando adquirir o bem. O valor que será pago pelo cliente é repassado diretamente da administradora para a seguradora responsável.
A contratação do seguro prestamista não é obrigatória, mas é uma ótima opção para fornecer segurança à família e proteção aos seus bens e seu bolso.