Em meados de Junho/Julho a Europa estava passando por um intenso problema em seus voos devido à falta de funcionários e greves neste verão no continente causando assim um grande caos aéreo. Filas enormes, atraso e cancelamento de voos, além de bagagens extraviadas eram o cenário.
A falta de funcionários ocorreu após o enorme período de pandemia que vivenciamos ao redor do mundo, que fez com que diversas companhias aéreas, operadores de aeroportos e outras empresas do setor de viagens demitissem seus funcionários por conta dos seus negócios terem parado.
Milhares de passageiros perderam seus compromissos e tiveram as suas férias frustradas por conta do cenário caótico que se instaurou nos principais aeroportos europeus.
Mas esse período turbulento não era somente na Europa, Portugal, por exemplo, registrou brasileiros que enfrentaram a longa espera de quatro dias para retornar ao Brasil. Na Espanha, os relatos eram de 15 voos cancelados e mais 175 foram adiados somente no aeroporto de Madri.
O que fazer se seu voo for afetado?
Os brasileiros que tiverem seus voos partindo do Brasil afetados podem recorrer diretamente às empresas para buscar uma solução, segundo a resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O passageiro que se sentir prejudicado por um cancelamento tem direito de escolher entre reacomodação em outro voo, reembolso do valor pago ou ter o trajeto realizado por outro meio de transporte (quando aplicável).
Também é importante acompanhar na empresa aérea se o voo permanece agendado ou se ele tem alguma alteração em sua programação.
Outra alternativa é ter um Seguro Viagem contratado para evitar que casos como atraso e cancelamento de voo estraguem a sua viagem. Dentre as coberturas disponíveis deste produto, podemos destacar:
- Indenização para Bagagem: o ressarcimento oferecido até mesmo nos planos mais básicos é suficiente para que o passageiro consiga cobrir os gastos com produtos de primeira necessidade como roupas e produtos de higiene;
- Cancelamento de viagem – receba o valor investido das passagens caso precise cancelar a sua viagem em situações como Demissão profissional, Danos graves na residência do passageiro, Declaração de zona de catástrofe no destino da viagem, Problemas legais do segurado no seu país de origem ou residência;
- Atraso de Voo – funciona com reembolso para gastos extras com hospedagem e alimentação causados por atrasos da companhia;
- Compensação por atraso de bagagem
- Morte acidental em viagem
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente
- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas
- Traslado médico*
- Regresso sanitário*
- Traslado de corpo*
* Coberturas obrigatórias em viagem para o exterior.
Como contratar?
O seguro viagem pode ser contratado diretamente pelo site da ZL. Trabalhamos também com duas ótimas seguradoras, a SulAmérica e Porto que oferecem um serviço de qualidade e ótimas assistências para esse produto.
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