Pensando em fazer um seguro de vida? Embora a cobertura por morte básica seja a principal e a mais conhecida, existem outras que garantem indenizações contra outros imprevistos e tornam o produto mais adequado às suas necessidades e às necessidades dos seus beneficiários. Entenda a seguir.
Coberturas adicionais do seguro de vida
Sem dúvida alguma conhecer as principais coberturas do seguro de vida e como elas funcionam é o melhor caminho para garantir que o produto seja de fato um excelente investimento. Confira algumas delas:
Indenização especial por morte acidental
De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), tanto a cobertura por morte natural quanto acidental são consideradas básicas. O que vale a pena considerar aqui é a indenização oferecida pelas duas modalidades de sinistro.
No caso de morte natural do titular, os seus beneficiários ou dependentes recebem 100% do capital contratado na apólice.
Já a indenização por morte acidental é uma garantia suplementar que garante aos beneficiários 200% do valor contratado (100% da cobertura pela morte + 100% de indenização especial por morte acidental). Ela é acionada em casos de falecimento por acidentes de trânsito, catástrofes entre outras circunstâncias inesperadas.
Invalidez permanente total ou parcial por acidente
Já a indenização por invalidez permanente total ou parcial por acidente garante ao titular ou aos beneficiários de um seguro de vida uma quantia proporcional ao valor contratado, de acordo com a lesão sofrida pelo titular. Nesse caso, o titular deve comprovar a incapacidade de uso de um ou mais membros do corpo através de uma perícia médica e o percentual da indenização obedece à tabela da SUSEP:
- Perda total do uso dos membros inferiores ou superiores: 100% da importância segurada;
- Incapacidade total do uso de um membro superior e de um membro inferior: 100%;
- Alienação mental total e incurável: 100%;
- Perda total da visão de um olho: 30%
- Perda total do uso de uma das mãos: 60%;
- Surdez total irreversível dos dois ouvidos: 40%;
- Incapacidade total de uso de um dos polegares: 25%.
Cabe ressaltar que essas são porcentagens aproximadas, pois dependem do grau de lesão sofrido pelas pessoas. Clique aqui para consultar a tabela completa da SUSEP para cálculos de indenizações em casos de invalidez parcial ou total permanente ou então, para casos de invalidez total ou parcial por acidente majorada.
Cobertura para doenças graves no seguro de vida? Sim, é possível!
Ademais, o titular pode ainda personalizar o seu seguro de vida contratando a cobertura adicional para doenças graves. Entre as mais comuns, podemos citar:
- Alguns tipos de câncer;
- Doenças cardíacas (incluindo infarto e AVC);
- Alzheimer;
- Insuficiência renal;
- Transplante de órgãos entre outras.
Auxílio-funeral ou Assistência Funeral
Por fim, mas de longe menos importante, temos ainda o auxílio-funeral ou a assistência funeral. Embora tenham nomenclaturas parecidas, existem diferenças entre as duas coberturas.
Na primeira opção, a cobertura garante o reembolso das despesas que os dependentes ou beneficiários tiveram com o funeral do titular (dentro do valor da apólice). Já no segundo caso, a própria seguradora providencia os prestadores de serviço para realizar o funeral, da cerimônia ao sepultamento. Além disso, a assistência funeral cuida ainda da taxa de emissão de documentos e translado do corpo, caso seja necessário.
Quanto ao valor coberto, este também é especificado na apólice. Caso o valor das despesas seja superior ao acordado, a família precisa arcar com a diferença.
Outra diferença entre as duas coberturas é que no caso do auxílio-funeral, os beneficiários devem apresentar as notas fiscais para ter direito ao reembolso. Já no caso da assistência funeral, eles devem acionar a seguradora, por meio do telefone de contato.
E agora que você já conhece 4 coberturas adicionais para seguro de vida, já pode personalizar o seu. Entre em contato com a ZL Brasil e encontre a solução perfeita para proteger você e sua família.