Mesmo com um crescimento de quase 12% em 2020, o seguro de vida ainda desperta dúvidas nas pessoas. Uma delas, inclusive, diz respeito aos beneficiários da apólice: quem pode receber a indenização em casos de sinistro?
Se essa também é a sua dúvida, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai compreender as vantagens de contratar um seguro de vida, bem como quem pode ser beneficiário da apólice. Confira.
O que é seguro de vida?
A princípio, um seguro de vida é um contrato feito entre uma seguradora e uma pessoa física ou jurídica por intermédio de uma corretora. Nele, a seguradora se compromete a pagar uma indenização ao segurado (contratante) caso ocorra algum dos fatos previstos na apólice.
A bem da verdade, trata-se de um produto que tem como principal objetivo proteger o patrimônio financeiro do segurado, garantindo que seus beneficiários mantenham o mesmo padrão de vida na ausência ou impossibilidade dele.
Quem pode ser beneficiário de um seguro de vida?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que seguro de vida não é herança. Por isso, qualquer pessoa pode ser beneficiária da apólice, mesmo que não exista nenhum parentesco com o segurado. Nesse sentido, podem receber a indenização acordada em casos de sinistros:
- Família (cônjuge, filhos, pais, avós ou qualquer parente);
- Amigos, conhecidos, vizinhos;
- Empregados, colegas de trabalho, porteiro do prédio;
- Empresas, instituições carentes, ongs.
Vale destacar que cada beneficiário indicado vai receber a indenização na porcentagem determinada pelo contratante na apólice.
E se não forem indicados beneficiários?
Conforme mencionamos anteriormente, qualquer pessoa pode ser beneficiária de um seguro de vida.
Contudo, caso o contratante não indique beneficiários, a indenização será paga de acordo com o art. 792 do Código Civil Brasileiro. Nesse caso, a lei estabelece que o capital segurado seja pago no percentual de 50% para o cônjuge e 50% dividido entre os herdeiros.
Portanto, para que a sua vontade seja respeitada, no momento do preenchimento do contrato é preciso indicar nominalmente quem deve receber a indenização , bem como o percentual indenizatório de cada um. E você ainda pode adicionar e retirar beneficiários a qualquer momento, assim como redefinir os valores que cada um vai receber. Basta comunicar à corretora.
A importância de contar com uma boa corretora de seguros
Diante de tudo o que já foi exposto neste artigo, ficou evidente que um seguro de vida envolve vários detalhes que não podem passar despercebidos. Por isso, uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença na contratação da sua apólice. Nesse sentido, conte com a ZL Brasil Seguros.
Estamos há mais de 11 anos no mercado e oferecemos as melhores soluções para proteger você e a sua família em casos de imprevistos. Temos parceria com as melhores seguradoras do país para que você possa escolher entre todas as opções a que mais atenda às suas necessidades.
Ainda em dúvidas sobre o seguro de vida, como contratar e como indicar os seus beneficiários? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos corretores, teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!