Segundo levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o seguro de vida cresceu praticamente o triplo dos seguros de bens em 2019 (15,45% contra 5,16% de janeiro a novembro). Em 2018, o setor cresceu também na casa dos dois dígitos (10%), superando os números do seguro auto.
Com a alta da procura pelo seguro de vida, dúvidas como essa se tornam cada vez mais comuns em uma era em que este seguro, antes pouco conhecido, se transforma em proteção fundamental às famílias brasileiras. Veja a seguir as diversas situações que podem ocorrer nesses casos.
Na maioria das vezes as seguradoras exigem o preenchimento da DPS (Declaração Pessoal de Saúde) para conhecer hábitos, estilo de vida e saber mais sobre a saúde do proponente (quem está querendo contratar o seguro). Dependendo da seguradora, também podem solicitar exame ou realizar entrevista para definir o perfil do proponente e verificar o risco da apólice.
A seguradora terá até 15 dias para analisar a DPS e o perfil do proponente para informar se o seguro foi aprovado ou não e se o proponente poderá seguir com a contratação do seguro de vida.
Se o seguro for aceito será enviada a apólice para o segurado. Caso o seguro seja negado ainda existem diversas outras seguradoras que podem ter maior aceitação. Se após tentar contratar o seguro nas outras seguradoras e tiver negativa, temos algumas alternativas para que você e sua família tenham amparo, confira:
Seguro de Acidentes Pessoais:
A cobertura cobre morte e invalidez permanente (total ou parcial) e outros riscos causados – unicamente – por acidente. Se as lesões do acidente exigirem, esse tipo de seguro pode garantir, ainda, tratamento médico.
Seguro para membro da família
Se for o caso, poderá ser contratado um seguro para os filhos, pais ou cônjuge e colocar quem teve o seguro negado como dependente e fazer a contratação de funeral ampliado para a família. Dessa forma, caso ela venha a falecer, a família terá apoio financeiro para cobrir as despesas do funeral.
Plano de previdência privada
No caso da Previdência Privada, você escolhe um valor futuro que quer receber durante os anos de aposentadoria e todo mês faz um aporte no seu plano. Este dinheiro é seu e rende conforme a sua escolha e do seu fundo. Você não pode mexer, pois ele é o que vai sustentar a sua aposentadoria nos anos futuros.
É importante ressaltar que cada caso é um caso, e se torna necessário o auxílio de um corretor experiente para tirar todas as dúvidas. A ZL Brasil tem ótimos profissionais especializados para realizar esse atendimento consultivo e garantir a opção que mais se encaixa na sua necessidade. Entre em contato conosco em nossos canais de atendimento.