O Gás Natural Veicular (GNV) ganhou muitos adeptos com a alta da gasolina, diversos motoristas estão pensando em modificar seus veículos para economizar. Porém na hora de fazer o seguro do carro surgem muitas dúvidas, nesse texto vamos explicar tudo sobre como funciona o seguro para carros com GNV.

Como funciona o seguro para carros com GNV?

O seguro para carros com GNV funciona da mesma forma de outros seguros de automóveis que não tenham o kit gás. A grande diferença está na cobertura do kit gás que é opcional, ou seja é possível contratar um seguro para o carro e não adicionar essa cobertura. E o procedimento de contratação, caso for contratada a cobertura de kit gás será um pouco diferente.

Os pré-requisitos exigidos pela seguradora para adicionar a cobertura do kit gás são:

  • o equipamento deve estar fixado de maneira correta no veículo;
  • veículo passe pela vistoria prévia da seguradora;
  • apresentar a nota fiscal do serviço;
  • apresentar o CSV – Certificado de Segurança Veicular;
  • apresentar o certificado do cilindro.

O que é a cobertura adicional do kit gás?

A cobertura do kit gás oferece proteção ao equipamento instalado. Em caso de danos causados por colisão, roubo do carro ou somente do kit gás, o segurado receberá a indenização contratada na apólice.

Por exemplo, um carro que tenha o kit gás, mas não tem a cobertura desse equipamento, é roubado, o segurado receberá somente o valor referente ao carro. Como a cobertura do kit gás não foi adicionada em apólice, ela não está coberta.

A cobertura do kit gás aumenta de 6% até 25% o valor da apólice, depende muito do perfil do motorista e como o carro é utilizado. Mas vale muito a pena a contratação, agora existem opções de seguros de carro mais em conta.

Todas as seguradoras trabalham com seguro para carros com GNV?

Nem todas as seguradoras trabalham com carros convertidos para gás natural. Se você já possui o seguro do veículo e instalou o kit gás, procure a sua seguradora para verificar se ela possui essa cobertura, caso ela tenha você deverá fazer um endosso sobre essa alteração do veículo.

Para aprovar o endosso a seguradora irá solicitar a vistoria para certificar que está tudo correto com a instalação e a documentação do equipamento. Como será contratada uma nova cobertura, será necessário pagar a diferença dessa proteção. A partir do pagamento o kit gás já estará incluso em sua apólice como item adicional de cobertura.

Agora, se você adquiriu um carro novo com GNV ou a sua seguradora atual não tem cobertura para o kit gás, recomendamos você entrar em contato com uma corretora de seguros, os profissionais irão analisar todas as suas necessidades e indicar o melhor seguro para você e seu carro.,

Como funciona o sinistro para carros com gnv?

A cobertura do kit gás envolve roubo/furto, danos no equipamento por acidente, perda total do equipamento. Abaixo algumas situações de exemplo de como funcionaria a cobertura do kit gás:

  • acidente com danos parciais no kit, será reparado pela seguradora;
  • acidente considerado como perda total, mesmo que o kit não sofra nenhuma perda, será paga a indenização integral e terá a opção de retirar o kit gás do veículo danificado;
  • acidente com danos somente no kit, a seguradora promoverá o reparo dele;
  • acidente com perda total apenas no kit gás, será indenizado no valor referente ao equipamento;
  • roubo/ furto a seguradora irá pagar a indenização total do equipamento, conforme apólice e sem necessidade de pagar franquia;
  • acidente com perda total do veículo e do kit GNV, indenização pelas duas perdas.

Porém é preciso ter atenção quando a cobertura é contratada como adicional ela possui uma franquia exclusiva. Nos casos em que será preciso reparar o kit gás, será preciso pagar a franquia. 

Nos casos em que a apólice é contratada com franquia, se houver reparo no carro e no kit gás, o segurado deverá arcar com as duas franquias.

 

 

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias