- O que é a RC Profissional?
Determinada no Código Civil Brasileiro, o profissional tem o dever de reparar os danos financeiros, materiais ou físicos causados à pessoa. Essa obrigação de reparação é denominada responsabilidade civil e ela também diz respeito a acontecimentos referentes à atuação no trabalho.
- Qual o objetivo do Seguro RC Profissional?
Garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado ao exercer sua profissão frente a imprevistos que envolvem terceiros (clientes, pacientes).
- Porque é importante a sua contratação?
A contratação do Seguro RC Profissional é uma forma de prevenção e proteção contra possíveis prejuízos causados por eventuais ações que possam vir a causar danos não intencionais a terceiros. Desse modo, ele traz tranquilidade para que os profissionais exerçam as suas profissões e se concentrem no seus negócios, estando amparados caso algum imprevisto aconteça.
Ações judiciais relacionadas a erros cometidos por profissionais podem resultar em custos elevados, que podem levar à descapitalização e problemas financeiros. Além disso, também é possível surtir impacto negativo na imagem do profissional ou da empresa.
Logo, contar com uma apólice desse tipo é também uma forma de proteger o seu patrimônio e garantir recursos para restituir a sua imagem, na hipótese de ocorrer algo que saia do controle.
- Como funciona o Seguro de RC Profissional?
É uma garantia de pagamento caso o profissional seja processado, cobre os custos judiciais previstos em apólice, mesmo se o profissional for condenado a indenizar financeiramente seu paciente, por um ato de negligência, imperícia e imprudência em sua atividade.
- Para quais profissionais esse seguro é indicado?
O RC Profissional pode ser contratado de forma coletiva — por associações de classe ou sindicatos — ou individual — por profissionais liberais das mais diversas áreas de atuação.
Entre eles estão contadores, profissionais da saúde, veterinários, advogados, agentes de viagem, engenheiros, notários, arquitetos, designers, corretores de imóveis, administradores, despachantes, profissionais de mídia, intermediários de jogador de futebol, etc.
Na área de saúde, os médicos lideram a lista daqueles que mais contratam este seguro. Em especial obstetras, cirurgiões plásticos e ortopedistas. O RC Profissional pode ser contratado por qualquer especialidade da área da saúde como dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, entre outros.
- Quais custos são cobertos pelo seguro?
O seguro RC Profissional cobre danos materiais, morais e estéticos decorrentes do exercício da profissão. As custas de defesa processual nos processos que versam sobre esses danos são cobertos em qualquer esfera (processos cíveis, administrativos e criminais).
Eles incluem os honorários do advogado escolhido pelo profissional e os honorários periciais. Também estão cobertos os demais custos com o processo (custas judiciais) e a indenização a ser paga, se for o caso.
Por fim, as seguradoras cobrem os valores provenientes de acordos realizados entre o profissional e o paciente. Neste caso, elas são consultadas previamente sobre os termos do acordo – anuência da Seguradora.
- Quais coberturas são incluídas neste seguro?
Coberturas básicas do RC Profissional
- Dano decorrente de negligência, imperícia ou imprudência;
- Dano moral resultante de risco coberto pelo seguro;
- Honorários advocatícios e custos judiciais relacionados ao processo e à defesa do segurado;
- Ato doloso de funcionários;
- Custos de defesa administrativa, civil e criminal;
- Prejuízos financeiros e/ou lucros cessantes de terceiros, desde que resultantes de danos cometidos pelo segurado.
Coberturas adicionais
- Extravio ou roubo de documentos;
- Propriedade intelectual;
- Crime eletrônico;
- Comparecimento ao Tribunal ou à câmara de arbitragem.
- O que o RC Profissional não cobre?
- Serviços financeiros profissionais;
- Erros no orçamento;
- Reclamações sobre danos causados por produtos com defeito;
- Insolvência;
- Danos ambientais;
- Práticas trabalhistas;
- Obrigações contratuais;
- Danos causados a terceiros na qualidade de cidadãos e não no exercício de suas profissões;
- Uso de materiais, métodos ou técnicas experimentais não aprovadas pelos órgãos ou autoridades competentes;
- Conflito de interesses;
- Dano à propriedade;
- Responsabilização ao pagamento de multas ou outras penalidades.